Notícias

Pessoa usando tablet

04/08/2014

Resíduos Sólidos

Ministra do Meio Ambiente prestigia 11° Seminário Nacional da ABES em Brasília
 
Encontro terá ainda a ex-ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território de Portugal, Dulce Pássaro.
 
A ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, prestigiará o primeiro dia do 11° Seminário Nacional de Resíduos Sólidos (SNRS), que será promovido de 06 à 08 de Agosto, na Fiocruz Brasília (Campus da UnB), com realização da seção da ABES Distrito Federal, em parceria com a Câmara Temática de Resíduos Sólidos (CTRS).
A ministra falará na manhã do dia 06 sobre os "Resultados e desdobramentos da IV Conferência Nacional de Meio Ambiente". No mesmo dia, a engenheira sanitarista Dulce Pássaro, ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território de Portugal de 2009 a 2011, proferirá conferência abordando a evolução da gestão dos resíduos sólidos em Portugal nos últimos 20 anos.
O evento reunirá especialistase profissionais, sócios e não socios da ABES, para atulaização sobre temas de interesse nacional da gestão de resíduos sólidos, identificando problemas e tendências e discutindo alternativas de solução. As discussões deverão abordar tanto a dimensão técnica quanto as dimensões sociais, econômicas e políticas da gestão de resíduos sólidos, hoje na ordem do dia em razão das exigências constantes das Leis Federais 11.445 e 12.305, bem como pelas metas constantes do Plano Nacional de Saneamento Básico.
" O 11° Seminário Nacional será o espaço apropriado para examinar esses desafios, trabalhar os desdobramentos da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente e incentivar a aprovação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, buscando estimular os atores mais relevantes a construir um pacto de ação", afirma Marcos Helano Montenegro, presidente da ABES - DF.
A programação da tarde de 06 de agosto traz painel sobre o aproveitamento energético do biogás obtido a partir da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos (RSU), montado em parceria com o PROBIOGÁS - projeto de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha, coordenado e executado pelo Ministério das Cidades e pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).
Para o Presidente Nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, a realização do seminário reafirma a missão da Associação como propulsora do diálogo e da proposição de soluções para os desafios do meio ambiente no Brasil. "Em quase 50 anos, trabalhamos não apenas para debater e propor soluções, mas também para qualificar, através de cursos, seminários e outras atividades técnicas, os profissionais que atuam na Engenharia, no Saneamento e em outras áreas do meio ambiente. Este é um requisito fundamental para melhorar a qualidade de vida em nosso país."
 
TRABALHOS TÉCNICOS
Foram selecionados por comissão técnica para apresentação oral 57 trabalhos técnicos e para apresentação por meio de pôster eletrônico mais 24 trabalhos, cobrindo temas diversos da gestão de resíduos sólidos, como: 
  • Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos;
  • Tecnologias e rotas de tratamento ros resíduos sólidos urbanos;
  • Implantação de Aterros Sanitários e encerramento de lixões;
  • Participação social, regulação e financiamento;
  • Coleta seletiva (educação ambiental, logística reversa e papel das associações de catadores).

 

CURSO PRELIMINAR

Como atividade preliminar do 11° Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, a ABES - DF promoverá nos dias 04 e 05 de agosto o curso:Contratação e Regulação dos serviços públicos de manejo de resíduos sólidos  - Boas práticas internacionais.

O curso tem como instrutor o Doutor Rui Cunha Marques, Professor Catedrático do Instituto Superios Técnico da Universidade Técnica de Lisboa e investigador do CEG-IST da Uniersidade Técnica de Lisboa e investigador sénior do Public Utility Research Center (PURC) da Universidade da Flórida (EUA). Especialista na gestão de serviços de saneamento básico, o professor Rui tem formação em engenharia, direito e economia, sendo autor de mais de 300 publicações científicas em diversos países, incluindo 7 livros, entre os quais "o Estado e as Parcerias Público-Privadas".

Com carga horária de 16 horas, o curso está estruturado em oito módulos:

  • Introdução a regulação;
  • Noções básicas sobre Regulação Econômica;
  • Introdução às Metodologias de Avaliação de Performance e Benchmarking;
  • Avaliação da Performance pelo Regulador: Importância dos Indicadores de Performance;
  • Regulação dos Resíduos Recicláveis;
  • Regulação dos Serviços de Resíduos no Plano Internacional;
  • Regulação Contratual;
  • As Parcerias Públicos - Privadas (PPP);

As aulas acontecerão em sala do Bloco Educacional da FIOCRUZ Brasília, no campus da UnB. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site da ABES: http://www.abes.locaweb.com.br/XP/XP-EasyPortal/Site/XP-PortalPaginaShow.php?id=770

 

Fonte:http://abes-dn.org.br/publicacoes/AbesAcontece/ABESacontece_01.pdf

 

 

 
 

Imagens

 

UFPE - Centro de Tecnologia e Geociências

Av. Acadêmico Hélio Ramos, S/N - Cidade Universitária

CEP 50740-530 - Recife - PE - Brasil

+55 81 2126 8224 - Fax: +55 81 2126 8222

grsufpe@grs-ufpe.com.br

Carregando Carregando...