Notícias

Pessoa usando tablet

21/08/2014

Brasil e Tailândia trocam experiências sobre gestão de Resíduos Sólidos

Aconteceu nesta terça-feira (19/8), em Brasília, reunião entre representantes do governo brasileiro e comitiva do Reino da Tailândia. O encontro foi realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, e teve como finalidade a troca de experiências na área de gestão de recursos sólidos. Pelo lado brasileiro, participaram Daniela Metello, coordenadora do Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC) e do assessor internacional, Fabrício Araújo Prado, ambos da Secretaria-Geral da Presidência da República. Do lado tailandês participaram empresários e integrantes do governo, liderados por Sumet Tantivejkul, assessor do rei da Tailândia.

A coordenadora do CIISC fez uma apresentação sobre gestão de resíduos sólidos com inclusão social e econômica de catadores. De acordo com ela, a meta do governo federal relativa a gestão de resíduos sólidos no Brasil visa a combinação de duas agendas – a ambiental e a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis, tendo em vista a erradicação da pobreza. Daniela Metello enfatizou que os esforços do governo federal são para profissionalizar e criar condições para que os catadores se organizem e sejam capacitados para prestação de serviços na gestão de municipal de resíduos sólidos e na logística reversa.

Dados do Cataforte, projeto que fomenta a criação e fortalecimento de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis, mostram que no Brasil existem cerca de 470 cooperativas de catadores organizadas em 33 redes solidárias A proposta é estruturar redes de cooperativas e associações para que se tornem aptas a prestar serviços de coleta seletiva para prefeituras, participar no mercado de logística reversa e realizar conjuntamente a comercialização e o beneficiamento de produtos recicláveis. 

Os representantes tailandeses também mostraram iniciativas daquele país que associam gestão de resíduos sólidos a diminuição da pobreza como os postos de recolhimento de lixo reciclável, a troca de resíduos por alimentos e demais ações realizadas no âmbito do Instituto Tailandês de Gestão de Embalagens para o Meio Ambiente Sustentável (TIPMSE). Ao final do encontro discutiu-se a possibilidade de um intercâmbio técnico e institucional sobre as experiências dos dois países.

 

Fonte: www.secretariageral.gov.br

 

UFPE - Centro de Tecnologia e Geociências

Av. Acadêmico Hélio Ramos, S/N - Cidade Universitária

CEP 50740-530 - Recife - PE - Brasil

+55 81 2126 8224 - Fax: +55 81 2126 8222

grsufpe@grs-ufpe.com.br

Carregando Carregando...